terça-feira, 5 de novembro de 2013

‘Portão do inferno’ descoberto na Turquia


Arqueólogos italianos anunciaram a descoberta do Portão de Plutão entre ruínas no sudoeste da Turquia – a caverna celebrada como um portal para o submundo na mitologia e tradição greco-romana.

Segundo a lenda, o portão é, na verdade, um portal para o submundo e foi localizado na antiga cidade de Hierapolis. Registros falam de uma caverna cheia de vapores mortais que significava a morte certa para qualquer pessoa que entrasse.

"Este espaço é cheio de um vapor tão nebuloso e denso que dificilmente se pode ver o chão", escreveu o geógrafo Estrabão cerca de 24 AC. "Qualquer animal que passa por dentro encontra a morte instantânea. Joguei pardais e eles imediatamente morreram."

A descoberta foi feita por uma equipe liderada pelo professor Francesco D’Andria que realizou uma extensa pesquisa no local.

"Nós podíamos ver as propriedades letais da caverna durante a escavação", disse ele. "Várias aves morreram ao tentar chegar perto da abertura quente, ela matou instantaneamente com as emanações de dióxido de carbono."


Nenhum comentário :

Postar um comentário

facebook