sexta-feira, 22 de novembro de 2013

Invenção do ano! Conheça os óculos que "devolvem" a visão aos cegos

 Um dispositivo parecido com um óculos, que ajuda pessoas com níveis severos de cegueira a enxergar, recebeu o prêmio de "inovação do ano" da revista norte-americana Popular Science, na categoria saúde. Chamado de "Argus II", este equipamento foi aprovado em fevereiro deste ano pela FDA (Food and Drug Administration), dos EUA.


O equipamento consiste em uma câmera em miniatura que é inserida em um par de óculos. A câmera envia as imagens gravadas para um microprocessador, que está em um cinto usado pelo paciente. O processador converte os dados do vídeo em sinais eletrônicos, que são transmitidos via wireless para um minúsculo eletrodo que é implantado na parte de trás do olho da pessoa. O nervo óptico captura estes sinais e os envia para o cérebro, que os interpreta numa escala primária de imagens em tons de cinza.

O Argus II garante uma resolução suficiente para que pessoas possam ver faixas de pedestres, encontrar objetos e identificar portas, por exemplo. O produto foi aprovado para pessoas com retinite pigmentosa e algumas doenças degenerativas que afetam, aproximadamente, dois milhões de pessoas no mundo. Alguns testes estão previstos para tratamento da degeneração macular, a causa mais comum de cegueira em norte-americanos com mais de 60 anos. Em junho do ano passado, um dispositivo foi usado em fase de testes por 32 pessoas, pacientes com elevado grau de deficiência visual. Apesar de ter ocorrido uma melhora na visão, nenhum caso de cegueira foi completamente curado. Um pouco menos da metade das pessoas deste teste sofreu sérios efeitos colaterais. O equipamento é fabricado pela empresa Second Sight, da Califórnia. Uma unidade do Argus II custa em torno de US$ 100 mil.

Nenhum comentário :

Postar um comentário

facebook