segunda-feira, 21 de outubro de 2013

Cérebro humano digital começou a ser desenvolvido na Suíça

A semana passada marcou o início oficial do Projeto Cérebro Humano, ou Human Brain Project, um estudo que terá como objetivo criar o computador mais poderoso do mundo, replicando o funcionamento de um cérebro humano. O investimento feito até o momento já ultrapassa 1 bilhão e 600 milhões de dólares, e o estudo será conduzido na Suíça. 


O projeto conta com a participação de 135 centros de pesquisa europeus, transformando o desafio no mais ambicioso projeto científico da história. O objetivo é dissecar o funcionamento completo do cérebro humano e reproduzi-lo fielmente, desde seu genoma celular até os circuitos neuronais, incluindo todas as camadas e cada uma das zonas ou regiões cerebrais.


A princípio, o prazo estabelecido foi de 30 meses para que os cientistas envolvidos desenvolvam diferentes plataformas informáticas, onde os muitos testes serão realizados.


Espera-se que o novo supercomputador esteja pronto em 2016 e sua capacidade seja 1000 vezes mais poderosa que os atuais. Neste momento, a comunidade científica contará com microchips com estrutura e funcionamento semelhantes aos de um neurônio cerebral, que serão utilizados em uma nova geração de robôs inteligentes.


Fonte: noticias.seuhistory.com

Nenhum comentário :

Postar um comentário

facebook